Qual é o melhor para sua turbina eólica? Verão ou Inverno?
A Terra, como tenho certeza de que você sabe, está inclinada. Como resultado, ao longo do ano, partes da Terra estão mais próximas do sol do que outras, resultando em uma diferença nos padrões climáticos, dependendo de onde você está no mundo. É daí que vêm as estações do ano! No Hemisfério Norte, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, também conhecidos como inverno, são caracterizados por clima frio e chuvoso. Enquanto os meses de junho, julho e agosto, conhecidos como verão, experimentam principalmente um clima mais quente e seco.

Então, como a mudança do clima afeta a geração de energia renovável da sua casa? Qual é melhor, verão ou inverno? Vamos descobrir!
Geralmente, as configurações de energia renovável doméstica consistem em turbinas fotovoltaicas ou eólicas. A energia fotovoltaica obviamente produz mais energia com maior exposição à luz solar. Quanto mais fortes fótons de luz solar, mais poder você obtém!
Como resultado, com os meses de verão mais ensolarados e menos nublados, a energia fotovoltaica gerará mais durante os meses de verão!
Mas e as turbinas eólicas? É menos cortado e seco do que a energia fotovoltaica, com fatores muito mais complexos que afetam a frequência e a força do vento. Com tantos fatores como a mudança da densidade do ar ao longo do ano ou a proximidade do mar ou das montanhas, o sistema é caracterizado como um sistema ‘caótico’. Portanto, a melhor maneira de determinar a resposta é resolver o problema experimentalmente!
Felizmente, esta pesquisa já foi realizada pela Luléa University of Technology, analisando as mudanças na produção de energia de uma turbina ao longo das diferentes estações. O resultado, este gráfico interessante:

(Gantasala, Sudhakar & Luneno, Jean-Claude & Aidanpää, Jan-Olov. (2016). Influência do gelo no comportamento modal das pás de turbinas eólicas. Energies. 9. 862. 10.3390/en9110862.)