top of page

Prevenção de vibração para sua turbina eólica

É claro que há muitas considerações ao configurar sua turbina eólica em casa ou em sua empresa. Isso pode incluir o posicionamento de sua turbina, a altura de montagem de sua turbina, quantas obstruções existem para o fluxo de vento e muito mais! Uma das considerações mais importantes que o TESUP não mencionou muito no passado é a importância de reduzir a vibração de sua turbina para reduzir o potencial de danos dentro de seu sistema de turbina eólica e manter sua turbina funcionando bem por muitos anos. Existem muitas razões pelas quais uma turbina eólica pode vibrar e ainda mais maneiras de interromper essa vibração. Abordaremos alguns deles no blog de hoje.



E a turbulência?


Então, por que a vibração da turbina eólica é um problema importante, como ela se forma e por que pode causar danos à sua turbina? Existem algumas fontes principais de vibração nas turbinas. Uma fonte de vibração particularmente pronunciada para turbinas de eixo horizontal com pás (pense semelhante à Magnum 5) é a interação do vento com as pás da turbina. À medida que o vento passa sobre as pás, ele é transmitido com uma velocidade lateral e começa a girar, formando correntes parasitas atrás da pá. Este fenômeno é mais conhecido como turbulência.


À medida que as correntes parasitas se formam, as mudanças na pressão do ar ao redor das pás da turbina começam a se desenvolver. A pressão cai no centro da corrente parasita fazendo com que a lâmina seja puxada ligeiramente para trás em direção ao centro da corrente parasita. A corrente de Foucault então se dispersa, removendo a pressão que estava presente, permitindo que a lâmina volte à sua posição original. Como as próprias lâminas são feitas de materiais fortes, a lâmina salta para trás (semelhante a uma régua colocada sobre a mesa e empurrada para baixo). Este retorno causa pequenas vibrações na lâmina que percorrem toda a turbina.