MaréMotrice já é Cliente TESUP!




O projeto EcoKnut
Atualmente, Knut depende, como quase todos os veleiros de expedição, de um motor auxiliar movido a diesel. E, como em todos os veleiros de expedição, muitas vezes surge a dúvida se é a vela que é auxiliar e não o motor.
Abordando temas como o aquecimento global, queimando mais de uma tonelada de diesel por ano? Somos nós. Veleiros não são uma visão rara no Ártico, mas as velas raramente são desenroladas nessas altas latitudes.
Knut é um veleiro adequado, projetado para regata. Ela não gosta muito de seu motor envelhecido, fedorento, barulhento e oleoso. Mas quando tudo o que temos a fazer é virar uma chave, é fácil escolher a opção preguiçosa.
Nosso objetivo na MaréMotrice é equipar o Knut com um motor elétrico antes de janeiro de 2019. Não se trata de um sistema híbrido (que requer um gerador a diesel para carregar as baterias), mas um conceito que envolve motor e vela – o barco produz sua própria energia .
Emissões zero. Chamamos isso de transição energética… mas essa transição não é alcançada apenas por meio da tecnologia. Trata-se, antes de tudo, de reduzir as necessidades e acabar com uma