top of page

Alcance inédito de 11094 MW médios gerados em energia eólica

Recentemente, o Brasil atingiu mais um recorde em energias renováveis. No dia 21 de Julho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou o alcance inédito de 11094MW médios gerados em energia eólica, valor capaz de atender quase toda a demanda da região Nordeste. Mas o recorde não para por aí: no dia 19 de Julho a geração instantânea de energia solar atingiu 2211MW, o que é suficiente pra atender à 20% da demanda da região.

Os dados recentes reforçam a tendência e a capacidade de geração de renováveis não somente na região Nordeste, como também em todo o país.


Segundo Domingos Andreatta, secretário adjunto de energia elétrica do MME, mais de 3400MW já entraram em operação em 2021, sendo provenientes de várias fontes de energia. Do total, 48% correspondeu à energia solar, e colabora para o panorama brasileiro atual de 85% de fontes limpas na matriz elétrica. Ainda segundo Domingos, o país é um exemplo para o mundo e trabalha continuamente para aumentar o percentual de renováveis, diversificando cada vez mais as fontes de energia.

Atualmente, a energia eólica representa 10,7% da matriz elétrica, e espera-se que atinja 11,2% ao final de 2021, enquanto que a energia solar responde por 1,9%, mas demonstra capacidade de atingir 2,6% até o fim do ano.

Apesar do percentual pequeno, a energia solar fotovoltaica cresceu 66% só em 2020, e espera-se que, nos próximos 10 anos, apliquem-se investimentos superiores à 100 bilhões de reais, o que representará quase um terço do investimento total esperado para o período. O potencial de crescimento deve-se não só às condições de geração do país, mas também aos incentivos que vem sendo fornecidos pelo governo ao eliminar alguns impostos de importação de equipamentos.

E vocês? Estão ansiosos por uma matriz elétrica 100% renovável?


References:

Government of Brazil. Northeast Region breaks record in wind and solar energy generation. Available at: <https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2021/07/regiao-nordeste-bate-recorde-na-geracao-de-energia-eolica- e-solar>. Accessed on: 25 Jul. 2021.