top of page

Alcance inédito de 11.094 MW médios gerados em energia eólica

Recentemente, o Brasil atingiu mais um recorde em energia renovável. Em 21 de julho, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) identificou o alcance inédito de 11.094 MW médios gerados em energia eólica, valor capaz de atender a quase toda a demanda da região Nordeste. Mas o recorde não para por aí: no dia 19 de julho, a geração instantânea de energia solar atingiu 2.211MW, o suficiente para atender 20% da demanda da região.

Dados recentes reforçam a tendência e a capacidade de geração renovável não só na região Nordeste, mas também em todo o país.


Segundo Domingos Andreatta, secretário adjunto de Energia Elétrica do MME, mais de 3.400MW já entraram em operação em 2021, provenientes de diversas fontes de energia. Do total, 48% corresponderam à energia solar, e contribuem para o atual panorama brasileiro de 85% de fontes limpas na matriz elétrica. Ainda segundo Domingos, o país é um exemplo para o mundo e trabalha continuamente para aumentar a percentagem de renováveis, diversificando cada vez mais as fontes de energia.



Atualmente, a energia eólica representa 10,7% da matriz elétrica, e deve chegar a 11,2% até o final de 2021, enquanto a energia solar responde por 1,9%, mas mostra capacidade de chegar a 2,6% até o final do ano.

Apesar do percentual pequeno, a energia solar fotovoltaica cresceu 66% só em 2020, e a expectativa é que, nos próximos 10 anos, sejam aplicados investimentos superiores a 100 bilhões de reais, o que representará quase um terço do investimento total previsto para o período. O potencial de crescimento se deve não apenas às condições de geração do país, mas também aos incentivos que vêm sendo dados pelo governo para eliminar alguns impostos de importação de equipamentos.



E você? Você está ansioso por uma matriz elétrica 100% renovável?


Referências:

Governo do Brasil. Região Nordeste bate recorde em geração de energia eólica e solar. Disponível em:<https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2021/07/regiao-nordeste-bate-recorde-na-geracao-de-energia-eolica- e-solar>. Accessed on: 25 Jul. 2021.