top of page

A Nova Tecnologia no Setor de Energia: Gravações Térmicas de Drones

Como todos sabem, a tecnologia faz parte de nossas vidas. Podemos usar a tecnologia para o nosso melhor interesse, portanto, recentemente surgiu uma nova tecnologia de gravação térmica por drone no setor de energia.


Os drones têm sido usados ​​no setor de energia recentemente e são bastante populares. Está sendo usado ativamente nos setores de mineração, agricultura, construção e energia. Com a nova tecnologia, os drones ajudam a diagnosticar os hotspots, localizar, prevenir e lidar com os possíveis acidentes no setor elétrico (quebra elétrica, vazamento elétrico, quebra de software e hardware).

(https://en.wikipedia.org/wiki/Unmanned_aerial_vehicle)


Pode levar muito tempo para os funcionários digitalizarem, examinarem e até retornarem à área relevante. Mas graças aos drones, mesmo os pontos mais difíceis de alcançar podem ser acessados ​​em minutos. Por todas essas razões, o uso de drones em usinas de energia está aumentando dia a dia.


Os drones usados ​​no setor de energia ajudam as empresas a economizar tempo e dinheiro. É necessário examinar e inspeccionar periodicamente os edifícios, os materiais e os mecanismos de infra-estruturas produtoras de energia utilizados no sector energético e por isso está a ser utilizado no sector energético. Esses exames e inspeções custam muito e trazem perigos que os seres humanos podem se deparar. Nesta conjuntura, os drones acontecem como seguros. Eles podem inspecionar com muito cuidado e evitar desafios antes de começar. Para o setor de energia, os drones usados ​​na reinstituição e operação de lugares difíceis e perigosos de alcançar.



O uso de drones no setor de energia eólica


O uso de drones no setor de energia eólica surgiu pela primeira vez durante a inspeção periódica de turbinas eólicas. No entanto, durante o controle de usinas eólicas, a localização dos aerogeradores deve ser avaliada à luz de alguns critérios de acordo com as condições ambientais. Por exemplo, é essencial remover o gelo de turbinas eólicas localizadas em uma área com condições de gelo. Nesses casos, os drones que entram em ação detectam a formação de gelo nas pás da turbina e eliminam os danos que podem ocorrer com a intervenção precoce.




Por outro lado, graças às imagens de alta resolução tiradas das pás de cada turbina eólica, várias medidas podem ser tomadas antes que um problema existente cresça. Todas essas atividades podem ser feitas enquanto as turbinas eólicas estão funcionando e sem nenhuma interrupção de energia, graças às tecnologias avançadas de drones.


Enquanto uma equipe de 3 pessoas conseguiu controlar apenas uma turbina por dia, graças às tecnologias de drones, uma equipe de 2 pessoas pode controlar 8 turbinas por dia.


O uso de drones no setor de energia solar


A vida útil dos painéis utilizados no setor solar depende de sua manutenção e controles periódicos. Desta forma, a margem de erro será metade e a economia de tempo e dinheiro será duplicada. Com os drones usados ​​nessas fazendas de painéis solares, pode-se determinar se há algum quebrado, quebrado ou dano físico em qualquer painel, a água pode ser intervencionada em caso de incêndio e, mesmo com os drones com câmeras térmicas, pode ser determinado se há uma anormalidade nos valores de temperatura.